Desenvolvido especialmente para profissionais da área de saúde, após o aumento significativo de demanda de pacientes Trans por passarem por profissionais que já estejam familiarizados com as diversas formas de expressão de gênero.
Ao mesmo tempo, os profissionais da área de saúde se queixam cada vez mais de não terem tido o assunto de sexualidade e gênero em suas formações e apresentam dificuldades com o uso de termos referentes à diversidade sexual humana.
Com isso, esse curso veio ser a oportunidade para atualização dos profissionais da saúde, para que possam atender os pacientes Trans de forma humana e capacitada, para melhor acolhê-los e ajuda-los.
Este curso faz, então, a ponte entre as demandas de acolhimento das pessoas trans quando procuram por um profissional da saúde e orientações de manejo voltadas aos colegas que trabalham com o atendimento a pessoas, para que, através do entendimento sobre as diversas camadas da Identidade e expressão de gênero, a comunicação e a relação profissional- paciente possa se estabelecer de forma mais satisfatória.
Identidade de Gênero para profissionais da Saúde: Abordagens e encaminhamentos
Módulo 1 – Entendendo o vocabulário da sexualidade humana
Módulo 2 – Prática Clínica e suas especificidades
Módulo 3 – Saúde mental da pessoa TRANS: a importância do reconhecimento e validação para o acolhimento do outro
• 3 módulos;
• Acesso Vitalício;
• Bônus exclusivos;
• Fóruns de discussão;
• Assista as aulas offline;
• 3 encontros online e ao vivo;
• Super bônus no final do curso;
• Indicação de livros, documentários, séries e mais!;
• Materiais de apoio; (Infográficos, Mapa Mental, etc.);
• Certificado para todos que finalizarem o curso dentro do prazo estabelecido.
Somos José Antonio, 78 anos, advogado e Inez 69 anos, professora, pais de um homem Trans e fazemos parte do grupo educoterapêutico para pais e familiares de pessoas Trans – Projeto Cereus, com a Dra. Sara, já há 3 anos.
Em razão da nossa idade e da educação conservadora que recebemos das nossas famílias, poderiam ocorrer dificuldades para conviver com a realidade de um filho transgênero. Além da ajuda representada pelo grande amor que sentimos por ele, foi fundamental a que tivemos através do Projeto Cereus, com a Dra. Sara.
Através desse Projeto conseguimos compreender melhor o processo de nosso filho e trabalharmos as nossas emoções de forma conjunta, para que hoje possamos chamá-lo no gênero o qual ele se identifica.
É muito gratificante ter esse respaldo e amparo, recomendamos para que mais pessoas possam se inteirar sobre as diversas formas de Identidade de gênero que alguém pode ter.
“Passo com a dra. Sara há muitos anos, que sempre me respeitou e acolheu como eu sou. Ser uma mulher trans no Brasil não é simples, por isso é fundamental ter um acompanhamento humanizado que dê forças para superar os obstáculos e que permita criar um vínculo positivo com a profissional. Agradeço à dra. Sara por me ajudar a cuidar de minha saúde mental e física.”
“Sou psicóloga e especialista em psicologia Clínica, com frequência tenho dúvidas sobre como abordar esse tema e o universo de nomenclaturas referente a expressão de gênero. A Dra Sara é uma referência pois me elucida e orienta a respeito.”
“Sou Psiquiatra e mãe de uma mulher Trans. Minha filha foi acompanhada por alguns psiquiatras mas foi a Dra Sara que a acompanhou durante o processo final de Transição de gênero, o que foi fundamental para a estabilização de sua saúde mental e suporte durante um período tão delicado e importante em sua vida. Hoje minha filha é uma pessoa feliz. Somos gratas a Dra Sara e como médica encaminho pacientes para ela que como ninguém entende e acolhe a alma daqueles que estão aprisionados num corpo incômodo.”
Médica pela UNAERP – Ribeirão Preto, Psiquiatra pela PUC SP, mestre em Educação pela UFSCAR de Sorocaba sobre a temática de saúde mental de pessoas Trans, pós-graduada em Terapia e Educação Sexual pela UNISAL SP, coordenadora do Projeto CEREUS – grupo educoterapêutico para pais e familiares de pessoas Trans.