MULTIMODALIDADE E LEITURA DE IMAGENS
Professor Doutor Luiz Fernando Gomes
Desconto de 10% para os 100 primeiros compradores
Este curso se propõe a fazer uma introdução aos elementos semióticos que compõem a mensagem visual, às relações de sentido entre imagem e texto e apresentar, de forma teórica e prática, algumas abordagens para a leitura e interpretação de textos verbo-visuais.
Mais especificamente, esse curso tratará dos seguintes temas: O verbal e o não verbal; o texto imagético e sua (des)construção, elementos da linguagem visual; diferentes propostas de abordagem para a leitura de imagens; as relações de sentido entre texto (verbal) e imagem; abordagens teóricas sobre a construção de sentido em texto verbo-visuais; a multimodalidade no hipertexto, introdução à leitura crítica de mensagens verbo-visuais.
PORQUE DEVO FAZER O CURSO?
Vivemos num mundo de imagens. Você olha uma foto, uma selfie, uma propaganda e se pergunta “por que gosto ou por que não gosto dessa imagem, o que ela quer dizer? ” Vê-se motivado a comprar um objeto por que na foto ele parece atraente e chega a formar ideias sobre pessoas, países, culturas, baseando-se em fotos de jornais e revistas. A linguagem visual é convincente, especialmente por que vemos, mas nem sempre enxergamos ou interpretamos suas mensagens.
Quais habilidades e competências serão desenvolvidas ao concluir o curso?
O curso possibilita desenvolver um olhar mais atento às imagens e aos contextos em que aparecem. A parte teórica auxiliará na compreensão mais ampla do processo de construção de sentido e, portanto, possibilitará uma leitura mais crítica do mundo verbo-visual em que vivemos.
O QUE SE TEM FALADO SOBRE O CURSO?
As questões trazidas pelas relações entre texto e imagem têm chamado a atenção de pesquisadores da área da linguagem e de outras áreas, como jornalismo e publicidade.
SAIBA QUAIS SERÃO AS AULAS CONTIDAS NO CURSO
AULA 1
Aptidão dos Modos de Significação Verbal e Não Verbal
AULA 2
Elementos da Linguagem Visual
AULA 3
Abordagem Semiótica Para Leitura de Imagens
AULA 4
Relações Imagem e Texto: Ilustração, Ancoragem e Relay
AULA BÔNUS
Analise Prática de imagens, comentadas em vídeo pelo professor. Serão escolhidas imagens selecionadas (capas de livros e revistas, propagandas, entre outras) e elas serão analisadas e comentadas pelo professor a partir da teoria apresentada no curso.
CONFIRA OS DEPOIMENTOS DE ALGUNS DE NOSSOS ALUNOS
Profa. Ma. Daniele de Oliveira
Professora na Uniso e na Esamc/Sorocaba.
Doutoranda em Educação e pesquisadora do grupo Perspectiva Ecologista da Educação da Uniso.
Quando ainda era estudante de Letras, o Prof. Luiz Fernando apresentou à minha turma as relações entre texto e imagem. Consequentemente, abriu para mim um caminho sem volta: o interesse pelas diversas manifestações da linguagem. Das Letras, caminhei para o Design.
Foi ele, Prof. Luiz Fernando, minha inspiração em vários momentos. Hoje, ao ler este texto dois sentimentos batem à porta: saudade e gratidão.
Prof. João Victor Gomes Gama
Aluno do curso de Letras da Fale- Faculdade de Letras da Ufal- campus Maceió. Professor de redação do Ensino Médio.
Conheci o professor Luiz Fernando quando tive a oportunidade de ser orientado por ele em meu primeiro projeto de pesquisa acadêmica. Neste trabalho, focamos nas propriedades verbovisuais com foco em exames oficiais, principalmente o Enem, quando de fato pude explorar a densidade deste campo e da relação imagem-texto propriamente dita, de maneira muito satisfatória. Também aplicamos estes conhecimentos na prática, o que me aproximou ainda mais da realidade da verbovisualidade nas escolas. Fico feliz de, com o professor Luiz Fernando, ter encontrado a orientação não apenas para esta pesquisa, mas para as posteriormente realizadas e as que virão.
Profa. Livia de Oliveira Silva
Mestra em Letras pela Ufal e professora de língua e literatura em Arapiraca (Cidade alagoana).
Fui aluna do professor Luiz durante o Mestrado Profissional em Letras, da UFAL, e tive a oportunidade de compreender conceitos sobre a leitura de imagem, que até então eu não usava em sala de aula; no entanto, à medida que aprendi sobre as importantes funções da imagem, especialmente em textos verbo-visuais e visuais, consegui auxiliar no ensino-aprendizado dos meus estudantes, não só do Ensino Fundamental, mas também Médio. Além disso, entender que a imagem amplia nossas noções de leitura, interpretação e compreensão, e ainda que há uma intencionalidade própria na imagem, certamente fortalece nossa visão profissional como educadores da linguagem.